Rica

Meio ambiente

Estação de Tratamento de Efluentes

Tem por objetivo tratar seus efluentes líquidos, devolvendo, após a finalização do processo, aos rios e canais, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos ambientais de nosso estado.

A Empresa dispõe de duas Estações de Tratamento: uma acoplada a seu abatedouro de aves, situado à Estrada Caribu, a outra na Fábrica de Embutidos, localizada na Estrada dos Teixeiras, ambas no bairro de Jacarepaguá.

As granjas situadas no interior do Estado, contam com lagos de criação de peixes que tratam os efluentes gerados no processo de criação, devolvendo ao meio ambiente água em seu estado original além de produzir um ótimo alimento humano.

Estação de Tratamento de Odores

Localizada no Abatedouro em Jacarepaguá, é responsável pela eliminação de odores proveniente de processamento dos subprodutos oriundo de abate de aves, permitindo assim a eliminação total de odores desagradáveis.

Dotado de lavadores de gases e filtros biológicos, incorpora tecnologia importada de última geração.

Projeto de Reflorestamento

A Rica desenvolve programas ambientais, gerando, além de apoio a pequenos municípios, o reflorestamento em suas granjas utilizando-se de essências nativas da Mata Atlântica, contribui assim para a recuperação das matas ciliares de nascentes, cursos d’água e rios.

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação de domínio privado, prevista na legislação ambiental brasileira (Lei 9.985/2000) e reconhecida, no Estado do Rio de Janeiro, através do Decreto Estadual n° 40.909/2007.

Criadas voluntariamente pelo proprietário e reconhecidas por ato do poder público, as RPPN têm como objetivo a preservação da diversidade biológica, das paisagens notáveis e, subsidiariamente, de locais que apresentem elevado valor histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico. Quando reconhecidas pelo Estado, as RPPN são consideradas como unidades de conservação de proteção integral.