Rica

5 dicas de ouro para seu frango assado

Um frango assado é sempre bem-vindo. Mas, fazer um excelente frango assado é sim uma demonstração de talento.
Nunca subestime uma receita clássica e tradicional feita com atenção e amor.  

 

Leia cuidadosamente as dicas abaixo e faça um frango assado fantástico!

1. Invista num produto de qualidade

Eu sei, a tentação é grande, tem muita ave barata no mercado, mas estas tem um sério problema: a falta de sabor. Sempre que possível, compre o melhor frango da melhor qualidade que você puder encontrar, os frangos da Rica são os melhores em sabor e qualidade pois são fresquinhos, abatidos aqui no Rio. A diferença de gosto de um frango Rica para o do concorrente é enorme. Experimente!

2. Não tenha medo, tempere agressivamente

Tempere todo o frango com sal e pimenta. Não se esqueça da parte de trás, debaixo das asas, entre as coxas, dentro da cavidade, em cima e em baixo da pele. Outros temperos como especiarias e ervas picadas, são bem vindos e estão ao seu critério, mas simples sal e pimenta bem aplicado já faz maravilhas. Ao terminar com o sal e a pimenta encha a cavidade do frango com ingredientes aromáticos, como rodelas de limão, raminhos de ervas, alho esmagado, e cebola. À medida que a ave cozinha os aromas irão perfumar a carne de dentro para fora.

3. Nunca direto da geladeira

Antes de colocar o frango no forno, dei-lhe tempo para atingir a temperatura ambiente. 30 minutos fora da geladeira está de bom tamanho. Levar a ave diretamente da geladeira para o forno vai aumentar o seu tempo de assadura e cozinhá-lo de forma desigual.  Não há necessidade de lavar o frango. Se sua ave foi embalada em plástico, basta removê-la e colocá-la em uma bandeja com folha de papel toalha. É muito importante seca-la completamente antes de leva-la ao forno, caso contrario a pele ficará molenga.

4. Deixe-o descansar

Pode ser uma tortura, mas você deve esperar. Os sucos precisam de tempo para se redistribuir em todo a ave. Caso contrário eles irão acabar na tábua de corte. Deixe-a descansar por cerca de 15 minutos antes de servir.

5. Sempre use o Schmaltz

Schmaltz é a banha do frando. Um bom frango terá a gordura que escorre durante o processo de cozimento. Isso é ouro líquido. Uma camada de vegetais como cebola, cenoura, erva-doce,  batatas debaixo da frango antes de assá-lo irá se apropriar deste ouro liquido e ficarão com delicioso perfume e sabor da carne. Outro uso gênio para a gordura? Depois de remover o frango da assadeira, misture-o com grandes pedaços de pão e coloque a panela novamente ao forno até que eles fiquem torrados e crocante. Uma vez que você provar croutons feitos com Schmaltz, você nunca vai fazer um frango assado sem eles.

 

Até a próxima dica!